Translate

sábado, 31 de outubro de 2015

Como lidar com o scab hair (o cabelo danificado da transição e pós-BC)

Quando tomamos a decisão de parar de usar químicas nos cabelos e entramos na transição capilar (período em que deixamos os cabelos naturais crescer), a gente imagina que vai ser difícil. Mas quando nos deparamos com o scab hair, a situação beira o desespero. É justamente por não saber lidar com esse cabelo ou por pensar que esse é o seu cabelo natural que muita gente desiste da transição e volta ao uso de químicas de transformação. Mas o que é scab hair?
Scab hair é o cabelo que nasce depois de um longo período de uso de químicas. Esse cabelo já nasce danificado e é muito seco, indefinido e com uma textura muito mais áspera do que o cabelo real da pessoa.


O scab hair está relacionado a danos causados nos folículos, pois a utilização constante de químicas capilares agridem esses folículos e mesmo após a interrupção de seu uso, os folículos ainda levam tempo para se recuperar. Por isso, as químicas não podem ser aplicadas na raiz do cabelo, mas nem sempre é isso que acontece. Na busca por controlar o volume da raiz dos cabelos, a gente aplica sem dó nem piedade. Não há nenhuma pesquisa que comprove cientificamente a existência do scab hair mas muitas meninas que passaram pela transição afirmam ter enfrentado esse problema que se torna muito mais perceptível após a realização do BC (grande corte, onde se corta toda a parte com químicas do cabelo). Pode aparecer por todo o couro cabeludo ou em apenas alguns pontos.
O scab hair também está relacionado à falta de água nos fios (hidratação). Na verdade, é uma falta de lubrificação que é produzida pelas glândulas sebáceas. A produção normal de sebos naturais fica interrompida e os fios nascem danificados. Daí achamos que não podemos lidar com esse cabelo e desistimos.



 Às vezes usamos químicas por tanto tempo que nem sabemos como é nosso cabelo natural. Algumas meninas começam ainda crianças a relaxar os cabelos. Por isso é preciso não confundir o scab hair com seu cabelo real. Muitos também desistem da transição porque esperam um certo tipo de textura que seu cabelo natural não tem. Mas é preciso aprender a amar seu cabelo como ele é. A transição capilar também é uma questão de auto aceitação. Não é uma modinha, não é uma imposição, é questão de escolha. Você precisa querer, esse é o primeiro passo.
Dicas para lidar com o scab hair:
  • Hidrate seu cabelo com bastante frequência;
  • Faça umectações capilares. O azeite extra virgem se assemelha muito ao sebo produzido pelo nosso couro cabeludo;
  • Use tônicos fortificantes, como o tônico de alho da gota dourada;
  • Corte seus cabelos conforme ele for crescendo, retirando a parte danificada;
  • Use pentes de dentes largos para penteá-lo, pois esse cabelo é frágil;
  • Tenha paciência, isso é só uma fase. As melhores coisas da vida não são alcançadas facilmente e no fim trazem muita alegria.
Não existe um tempo específico de duração do scab hair. Em algumas pessoas leva mais tempo em outras menos. Tudo depende de cada organismo, mas sabemos que o corpo humano tem a capacidade de se auto recuperar.
Beijos, Fê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.