Translate

sábado, 31 de outubro de 2015

O que é no e low poo?

Já ouviu falar do low  e no poo? Sabe dos benefícios para os seus cabelos? Se você nunca ouviu e nem sabe o que é isto, vem cá que eu te conto um pouco.
São duas técnicas de cuidados com os cabelos. No low poo se abole o uso do shampoo com sulfato (Sodium laureth sulfate, sodium lauryl ether sulfate - SLES, Sodium laurilsulfate , sodium lauryl sulfate - SLS, Ammonium Lauryl Ether Sulfate - ALES, Ammonium lauryl sulfate - ALS). No no poo se abole completamente o uso do shampoo, os cabelos passam a ser lavados com condicionadores (co-wash) livres de silicones e petrolatos.
Para cabelos cacheados esses componentes fazem uma super diferença, pois esse tipo de cabelo é naturalmente ressecado e o sulfato é um detergente super potente que limpa os fios, mas que, ao mesmo tempo, remove a oleosidade natural do couro cabeludo. Todavia as técnicas do low e no poo não se restringem a quem tem cabeos crespos ou cacheados, elas podem ser seguidas por pessoas com qualquer tipo de cabelo.
No low poo, como disse antes, o shampoo precisa ser sem sulfato. Mas não é só com o shampoo que nos preocupamos no low poo. Os outros produtos (cremes de pentear, condicionadores, máscaras ee tc) não devem conter na sua formulação: Petrolatum/Petrolato, Mineral Oil/Óleo Mineral, Paraffinum Liquidum/Parafina Líquida.
Esses componentes são derivados de petróleo e só são removidos com sulfato, além de servirem apenas como uma espécie de maquiagem sem acrescentar nenhum benefício para os fios. Os petrolatos, parafinas e óleos minerais se depositam nos fios, formando uma espécie de cutícula e conferem brilho, mas não tratam os cabelos e com o tempo esse acúmulo de resíduos provoca malefícios como porosidade, quebra, ressecamento e etc.

Já no no poo não se usa shampoos. A técnica do no poo é mais restrita, pois além dos petrolatos, parafinas e óleos minerais, os produtos usados também não podem conter nenhum tipo de silicone insolúvel em água. 
Silicones proibidos para o no poo:
  • Amodimethicone (insolúvel em água se sozinho
  • Cetearyl methicone
  • Cetyl Dimethicone
  • Cyclomethicone
  • Cyclopentasiloxane
  • Dimethicone (presente na maioria dos cosméticos)
  • Dimethiconol
  • Stearyl Dimethicone
  • Trimethylsilylamodimethicone
  • Simethicone
  • Polydimethylsiloxane
  • Methicone
  • Phenyl Trimethicone
  • Dimethylpolysiloxane

No low poo, você usará shampoo e esse removerá os silicones. Já no no poo, como não se usa shampoo, é preciso usar produtos sem silicones insolúveis para que eles não acumulem nos fios.
O número de adeptos das duas técnicas tem crescido bastante e, no facebook, é possível encontrar vários grupos onde as pessoas compartilham experiências com essas rotinas, dicas de produtos e tiram dúvidas dos que ainda não estão familiarizados. Até a indústri coméstica percebeu o crescimento desse público e tem procurado investir em produtos próprios para as técnicas.
Eu sou adepta do low poo e posso garantir que pra mim fez muita diferença abolir o sulfato da minha rotina capilar. Percebi melhora na maciez, brilho e desembaraço dos fios. E outra coisa, lavar o cabelo com shampoo sem sulfato ou com condicionador não deixa o cabelo sujo ou pesado e muito menos com mau cheiro, pelo contrário, sinto meu cabelo bem limpo e muito mais saudável. Sem contar que dá pra seguir as técnicas utilizando produtos bem acessíveis. Aqui vou postar dicas de produtos que podem ser usados na técnica do low poo e também do no poo.
Beijos, Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.