Translate

sábado, 14 de novembro de 2015

Os benefícios do vinagre de maçã para os cabelos

Quem foi que disse que vinagre só é bom na salada? Nada disso, o vinagre de maçã é bom também para os fios capilares.
Nossos cabelos tem PH entre 4,5 e 5,5. E o que seria PH? PH significa Potencial Hidrogeniônico, escala que mede o grau de acidez, alcalinidade ou neutralidade de uma solução. Essa escala compreende valores que que vão de 0 a 14. Substâncias com PH entre 0 e 7 são consideradas ácidas; entre 7 e 14 são consideradas alcalinas (ou básicas); e substâncias com PH 7 são neutras. O PH do vinagre varia em torno de 2,9 o que ajuda a fechar as cutículas das fibras capilares.
Produtos com PH acima de 7 abrem as escamas dos fios, provocando ressecamento e porosidade. É isso que os processos químicos como, por exemplo, as tinturas, os alisamentos, os relaxamentos fazem nos cabelos, abrem os fios para que os componentes penetrem na fibra e, assim, mudem a estrutura do cabelo. Esses processos químicos resultam em ressecamento, porosidade e quebra dos fios porque as escamas abertas facilitam que o cabelo perca água. Aí que recorremos ao vinagre de maçã. Ele sela as cutículas e impede essa perda hidríca retendo a água nos fios.
O vinagre ideal para os cabelos é o de maçã, pois é feito a partir da fermentação dessa fruta. Os vinagres feitos à base álcool tem o PH mais alto e agridem os fios. Além disso, o vinagre de maçã é um antisséptico natural. Outro vinagre que também pode ser utilizado nos cabelos é o de arroz.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ:
  • Proporciona brilho e maciez aos fios;
  • Trata os fios danificados;
  • Auxilia na assepsia (limpeza) do couro cabeludo;
  • Auxilia em tratamentos como seborreia, caspas e queda dos fios;
  • Reduz a oleosidade do couro cabeludo.
Como utilizar?
   Dilua 2 colheres de sopa do vinagre de maçã em 600 ml de água. Depois de lavar normalmente os cabelos, enxague-os com essa mistura. Não precisa enxaguar, pois não fica cheiro nos cabelos. Finalize como de costume. Mas se você não quiser deixar o vinagre nos cabelos, basta deixar agir por 5 minutos e enxaguar normalmente. O resultado são fios brilhantes e macios.
  Pode ser feito em qualquer tipo de cabelo. O número de vezes a ser feito, depende de como cada cabelo reage, mas o ideal é não fazer mais que uma vez na semana.

Beijos e fiquem lindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.